ENTENDENDO A COLORIMETRIA NA MAQUIAGEM
Percebam o inverso das cores na tabela com as flechinhas. Ex:
Azul e em baixo a setinha na direção do Laranja
Azul e em baixo a setinha na direção do Laranja
Roxo e a setinha na direção do Amarelo
Verde e a setinha na direção do vermelho, etc...
LEIA A MATÉRIA, É INDISPENSÁVEL PARA QUE VOCÊ ENTENDA O PORQUE
Bom, primeiro vamos entender as cores da nossa pele para assim não errarmos na cor da base?
Nós temos três cores de pigmentos na pele: O Azul, o Amarelo, o Vermelho e o (Marrom, que na verdade é aonde está contido o Azul), que são produzidas por uma célula chamada Melanócitos:
Melanócitos são células produtoras de melanina localizadas na camada inferior. É o principal pigmento responsável pela cor da pele.
Para cada pele existe uma combinação, tem pessoas que tem mais Melanina Amarela, outras mais Vermelha, outra mais Marrom. A quantidade de Melanócitos é igual em todos seres humanos, a diferença é a quantidade de Melanina, que estas células chamadas Melanócitos produz na pele e essa coloração da pele é para uma proteção Solar, ativada com a luz, por isso quando vamos ao Sol e recebemos a informação Solar a nossa pele escurece, e é um estímulo de defesa.
Recentemente estão catalogadas um Pantone (uma escala de cores universal) 110 cores ou tonalidades de cores de pele da mais branca a mais Negra.
O Vídeo é muito interessante com a campanha do produto:
Então perguntamos:
Qual a cor de base que tenho que ter em minha maleta de trabalho? Com certeza não teremos as 110 cores mas temos que ter uma gama de cores que podem serem misturadas para formar o tom correto do nosso ou da nossa cliente, ou seja, uma clara, uma média e uma escura. No caso de profissionais uma dica é usar uma por exemplo da Kryolan como esta foto abaixo que no Brasil custa cerca de R$200,00 e da pra se formar uma gama de cores com essas três, produto Super Profissional para uma maquiagem Profissional. Mas veja bem, estas maquiagens são para camuflagem, ou seja, para uma make Noiva, Debutante, profissional. Não é que vamos usar em todas as maquiagens que fizermos. Bases comuns mais baratas e boas continuam na nossa maleta ;)
Nem todos podemos ter ou temos condições de ter uma destas no começo não é verdade? Então optamos por ter como nos cursos que fazemos na lista de materiais exigidas as bases mais comuns de tons (Claras, Médias e Escuras) podendo também misturar e chegar no tom da pele da cliente. Lembrando que sempre da mesma composição e da mesma marca pois algumas são de composição diferente e como água e óleo não se misturam não vamos nos arriscar.
A mesma coisa para os tons de pós e corretivos, (Claro, um Médio e um Escuro).
Repare que cada raça traz uma característica específica mas com certeza nós Brasileiros somos o País mais eclético em cores, ou seja, temos uma mistura muito grande de diferentes raças
O que é a cor? Qual é o meu tom, qual o meu Subtom de pele? Então nós vamos fazer uma análise de como é este subtom da pele. Ele é mais esverdeado, Amarelado, Rosado, uma pele mais bronzeada, como é isso?
Interessante não é mesmo?
E claro, para nós profissionais excelente sabermos analisar a pele e fazer uma Obra de Arte
Bom, vamos lá =)
Bora lá comprar seus guaches para brincar?
Ou também pegar o que vocêtem aí com estas cores e se surpreender?
Vamos entrar em colorimetria básica.
Somos obrigados nós maquiadores estudarmos Colorimetria, assim como os cabeleireiros. Porque?
Somos feitos de cores, já pensarem nisso?
Vamos lá:
Na colorimetria básica nós usamos três cores básicas primárias (Azul, Vermelho e Amarelo) que misturando as três eu consigo a cor Marrom de pele. (Proporções parecidas ou iguais).
São obtidas através de duas cores primárias, por exemplo:
Porque nós temos que entender estas misturas? Porque através delas nós vamos conseguir fazer as neutralizações na nossa pele.
Porque que nós temos no mercado os Corretivos Coloridos? Exatamente para trabalharmos a correção de neutralizar manchas e neutralizar tonalidades de pele.
Como que nós conseguimos esta neutralização? Através das cores complementares. O que seria uma cor complementar?
A cor complementar nada mais é do que a mistura de uma cor primária como uma cor secundária, resultando na cor Marrom. Veja, se juntando as três cores primárias me da o marrom, se eu juntar uma primária com uma secundária que tem duas cores primárias, ela também me da o Marrom, e é por isso que conseguimos neutralizar as manchas na nossa pele na maquiagem.
Por exemplo, vamos entender mais:
Como na tabela se eu juntar o Azul com o Laranja, ele vai me dar o Marrom, porque o Laranja é a mistura das cores Vermelho com o Amarelo correto?
Se eu pegar o Vermelho, que é uma cor primária e juntar com o verde que é uma cor secundária, que é a mistura das cores Azul e Amarelo ela vai me dar o Marrom que é uma cor neutra, que é a minha neutralização.
Veja bem: Se eu misturar o Amarelo que é uma cor primária com o roxo, que é uma cor secundária, mistura do Azul com o Vermelho, vai me dar o Marrom, vai me neutralizar.
Então, estas cores, elas se neutralizam, elas se complementam para formar o Marrom, que é o que acontece na nossa pele. Então na Maquiagens, quando nós formos usar a teoria das cores pra ajudarmos na neutralização e na tonalização da nossa pele nós vamos usar estas regrinha.
Aonde que eu vou aplicar estes corretivos? Aonde que eu vou aplicar estas cores?
Eu vou aplicar na neutralização de manchas, de olheiras, de tons de pele, sempre a favor da minha maquiagem.
Por exemplo: Pele ou manchas vermelhas + Corretivo verde (Vermelho + verde) = Marrom da pele que foi neutralizada pelo corretivo correto.
Olheiras:
Até agora todo mundo falava que para neutralizar as olheiras usava-se o corretivo Amarelo porque o Amarelo neutraliza o arroxeado. Muito bem, ele neutraliza o roxo, porém as olheiras de uma pele clara não é arroxeada, elas tem o fundo Azulado e não Arroxeado. Então pra neutralizar estas olheiras, os grandes profissionais de maquiagem no mercado, estão usando o corretivo Laranja. Porque?
Pra eu neutralizar uma mancha Azulada, eu preciso do Laranja.
Quando formos fazer a aplicação na pele nós temos que analisar qual a cor da pele. Se é uma pele muito clarinha eu não posso aplicar diretamente, então eu vou misturar com a base da cor real da pele da pessoa eu misturo um pouquinho do corretivo laranja.
Se é uma pele mais bronzeada ou morena para negra, uma pele mais escura, eu posso aplicar diretamente na pele. Tome muito cuidado com isso para não criar uma mancha maior que já tinha, por isso a importância de entender a pele, conhecer as cores, analisar a cor da pele, das manchas, das olheiras.
Para neutralizar uma pele alaranjada, nós usamos corretores de tom azulado. É o inverso da olheira. Entendendo: Na olheira que é o tom azulado usamos o laranja, e na pele que é alaranjada nós colocamos um pouquinho de corretor Azul pra dar uma neutralizada na cor Laranja. Viu? é só estudar.
Já o corretivo Amarelo, estamos deixando de usar ele como um corretivo somente para olheiras, e estamos misturando a correção da pele, ao tom da pele e usando para neutralizar as manchas marrons provenientes do Sol, da gravidez nas peles claras.
Aí você pergunta:
_ Então não posso usar mais o corretivo Amarelo em olheiras? Pode, mas vai depender muito da cor natural da pele. Se for uma pele muito clara você consegue usar o corretivo amarelo sim em olheiras, mas sempre misturado com um pouquinho de corretivo laranja. Porque? Porque a cor real desta olheira não é roxa, e sim Azulada. Temos que prestar atenção, treinar os nossos olhos a identificar as diferentes tonalidades que nós temos no nosso rosto, que nós temos no nosso corpo. O corpo é uma cor, o nosso rosto é outra cor e o pescoço também é outra cor.
Temos no mercado vários corretivos e primer até já com cores em sua composição.
adorei a ideia, vou testar os corretivos para ver se entendi bem , e ate me acostumar...muito bom esse post.
ResponderExcluirObrigada Alane Antunes pelo comentário e pelo carinho.Beijos enorme.
Excluirnossa adorei seu post, muito bem explicado viu parabéns
ResponderExcluirObrigada Juliana Pereira pelo carinho, beijo enorme.
ExcluirMuito boa a matéria! Mas confesso que vou ter que praticar porque só ler dá um nó na cabeça de quem está aprendendo! Rsrsrs
ResponderExcluirBeijos,linda e sucesso!
que trabalho bonito.
ResponderExcluirÓtima explicação. Ajudou muito!
ResponderExcluiros artigos de colometria estão bem elaborados, parabéns...
ResponderExcluirAdorei, agora eu conseguir entender melhor sobre colorimetria e por em prática e fazer uma boa maquiagem.
ResponderExcluirMuito informativo e bem explicado
Adorei!
ResponderExcluirExcelente! Não poderia ser melhor! Os cursos não ensinam essas coisas! Super amei!
ResponderExcluir